Educação de base poderá ter fundo com recursos do pré-sal
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Educação de base poderá ter fundo com recursos do pré-sal
Senador Cristovam Buarque propõe criação do Fundo Nacional da Educação de Base, em lugar do Fundo Social sugerido pelo governo
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) anunciou nesta segunda-feira (23) em Plenário a apresentação de emenda ao projeto do Executivo (PL 5.940/2009) que cria o marco regulatório do pré-sal tornando a educação de base o foco principal da aplicação dos recursos a serem obtidos com a exploração de petróleo.
Cristovam vai propor que a totalidade dos recursos resultantes da exploração de petróleo na camada pré-sal sejam destinados às quatro áreas já prevista como beneficiárias no projeto do governo - combate à pobreza, ciência e tecnologia, cultura e educação - "mas de uma forma diferente".
- O caminho para atendermos ao combate à pobreza, à cultura, à ciência e tecnologia, à sustentabilidade é um só: investir em educação de base todos os recursos do pré-sal - afirmou o senador.
Cristovam frisou que os recursos do pré-sal devem ser usados para "fazer a revolução educacional brasileira", que é, em sua opinião, a única forma de lutar contra a pobreza, promover a cultura, desenvolver ciência e a tecnologia e "construir uma nação com um projeto de sustentabilidade".
Pela proposta, em vez do Fundo Social proposto pelo governo, seria criado o Fundo Nacional da Educação de Base, vinculado ao Ministério da Educação, que seria fonte regular de recursos para o investimento na educação de base, como força para combater a pobreza, promover a cultura, ciência e tecnologia e sustentabilidade ambiental.
Os recursos desse fundo, explicou Cristovam, seriam distribuídos aos estados proporcionalmente ao número de crianças na escola. Um conselho, integrado pelos ministros da Educação, da Cultura, da Ciência e Tecnologia e do Desenvolvimento Social, além de dirigentes municipais, estaduais e nacional de educação teria a atribuição de fiscalizar a aplicação e destinação dos recursos do fundo.
Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) considerou bem-vinda a antecipação de Cristovam da discussão da matéria antes que ela chegue ao Senado, de modo "sério e construtivo". Para ele, não há como o país investir em saúde, por exemplo, sem que a população tenha conhecimento sobre cuidados básicos, o que só poderá ser feito por meio da educação.
(Informações da Agência Senado)
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) anunciou nesta segunda-feira (23) em Plenário a apresentação de emenda ao projeto do Executivo (PL 5.940/2009) que cria o marco regulatório do pré-sal tornando a educação de base o foco principal da aplicação dos recursos a serem obtidos com a exploração de petróleo.
Cristovam vai propor que a totalidade dos recursos resultantes da exploração de petróleo na camada pré-sal sejam destinados às quatro áreas já prevista como beneficiárias no projeto do governo - combate à pobreza, ciência e tecnologia, cultura e educação - "mas de uma forma diferente".
- O caminho para atendermos ao combate à pobreza, à cultura, à ciência e tecnologia, à sustentabilidade é um só: investir em educação de base todos os recursos do pré-sal - afirmou o senador.
Cristovam frisou que os recursos do pré-sal devem ser usados para "fazer a revolução educacional brasileira", que é, em sua opinião, a única forma de lutar contra a pobreza, promover a cultura, desenvolver ciência e a tecnologia e "construir uma nação com um projeto de sustentabilidade".
Pela proposta, em vez do Fundo Social proposto pelo governo, seria criado o Fundo Nacional da Educação de Base, vinculado ao Ministério da Educação, que seria fonte regular de recursos para o investimento na educação de base, como força para combater a pobreza, promover a cultura, ciência e tecnologia e sustentabilidade ambiental.
Os recursos desse fundo, explicou Cristovam, seriam distribuídos aos estados proporcionalmente ao número de crianças na escola. Um conselho, integrado pelos ministros da Educação, da Cultura, da Ciência e Tecnologia e do Desenvolvimento Social, além de dirigentes municipais, estaduais e nacional de educação teria a atribuição de fiscalizar a aplicação e destinação dos recursos do fundo.
Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) considerou bem-vinda a antecipação de Cristovam da discussão da matéria antes que ela chegue ao Senado, de modo "sério e construtivo". Para ele, não há como o país investir em saúde, por exemplo, sem que a população tenha conhecimento sobre cuidados básicos, o que só poderá ser feito por meio da educação.
(Informações da Agência Senado)
Re: Educação de base poderá ter fundo com recursos do pré-sal
Acho questionável tratar a educação como cura pra todos os males, pura e simplesmente porque a educação ideal é verdadeiramente impossível na sociedade em que nós estamos! Como o prof. Edmundo falava nas aulas de Edu. e Proble. Ambiental, atuações na sociedade e na educação devem mutuamente se alavancar se queremos caminhar.
Acho legal a prioridade pela educação de base, na infância e adolescência, que é gigantemente desprezada no projeto educacional público. É bacana, mas como fazer com que isso aconteça no concreto???? E não se privatize os lucro pro camarada da empresa y ou x.. Outra questão é se essa grana vinda de algo tão crítico e em decadência como o petróleo o é fará mais bem ou mais mal.
Acho legal a prioridade pela educação de base, na infância e adolescência, que é gigantemente desprezada no projeto educacional público. É bacana, mas como fazer com que isso aconteça no concreto???? E não se privatize os lucro pro camarada da empresa y ou x.. Outra questão é se essa grana vinda de algo tão crítico e em decadência como o petróleo o é fará mais bem ou mais mal.
-Daniel-- Mensagens : 13
Data de inscrição : 04/10/2009
Re: Educação de base poderá ter fundo com recursos do pré-sal
A questão fundamental na educação, na minha opnião, e que é determinante para mudanças também na sociedade é que na educação nós podemos questionar a sociedade que queremos. Podemos questionar a sociedade que estamos construindo/reproduzindo.
Essa é a chave para mudanças tanto na educação como fora dela.
Questionar.
Essa é a chave para mudanças tanto na educação como fora dela.
Questionar.
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