GEABio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Segunda sem carne no RU!

4 participantes

Ir para baixo

Segunda sem carne no RU! Empty Segunda sem carne no RU!

Mensagem  -Daniel- Qui 19 Nov 2009, 07:39

Povo
Estou criando esse tópico pra podermos conversar sobre idéias que estão se tornando cada vez mais presentes, a formação de uma campanha tanto pela adoção da proposta da segunda sem carne por nosso amado RU quanto também pela iniciação de um grande debate a nível ufsquiano sobre o vegetarianismo e toda sorte de consequências do consumo de carne. Isso foi bastante falado na última discussão de texto que tinha o tema dos impactos do nosso consumo de carne sobre o ambiente, e vou sintetizar um tanto da empolgação e vontade de fazer as coisa acontecer que nos deu.

Um ponto que foi colocado é como não poderíamos nos basear no puro e simples autoritarismo, por mais singelo e simbólico que possa parecer, aos meus olhos, um só dia em que não haja qualquer tipo de carne servida e haja mais opções vegetarianas, pra conseguir com que a proposta acontecesse. Seria muito necessário dito intercambio de informações com as pessoas, a percepção da importância da questão e um debate crítico, papéis que nossa proposta de educação ambiental tem de bastante fundamental. Vale lembrar que mais de 90% da população não é consciente e/ou atuante sobre a problemática da carne, e o xiitismo também nunca será de muita valia.

Como as coisas tão correria nesse final de ano, esse é um projeto pra 2010, o que não impede de já começarmos a nos movimentar agora. Para conseguir fazer as coisas acontecerem seria bacana a integração geral de vários elementos ufsquianos, como aliados mesmo. Foi sugerido o contato com, por exemplo:
Mahesh
Paula Brugger
CA da bio
Diretora do RU
Pessoal da nutrição (essencial para desmistificar conceitos e buscar apoio)
Centro de Filosofia
DCE
VEGETUFSC http://vegetufsc.blogspot.com/
Vegetarianos entre os professores, estudantes e servidores da UFSC
SVB em Floripa

e aí tá o link da segunda sem carne
http://www.svb.org.br/segundasemcarne/

Galerinha sangue bom, até e movimentem isso aqui com suas idéias
-Daniel-
-Daniel-

Mensagens : 13
Data de inscrição : 04/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Segunda sem carne no RU! Empty Re: Segunda sem carne no RU!

Mensagem  Diogo Qui 19 Nov 2009, 12:31

Acho que o processo de conscientização já deveria começar antes do (tão esperado) fim das aulas. Vamos botar um gás na finalização dos cartazes provocativos e começar a divulgação deles. Podemos pensar em uma mesa redonda tbm, chamando as pessoas pra discutir a problemática da carne em seus diversos aspectos. Bom, deixa a idéia da mesa redonda pro semestre que vem. Mas a parte conceitual dos cartazes já está praticamente pronta, e já temos uma proposta de cartaz do Daniel, então comecemos a divulgação.
Diogo
Diogo

Mensagens : 7
Data de inscrição : 05/10/2009
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

Segunda sem carne no RU! Empty Re: Segunda sem carne no RU!

Mensagem  nay Qui 19 Nov 2009, 13:52

Olá queridos GEABiontes!
Estou muito contente com o novo movimento de incentivo à diminuição do consumo de carne, e na empolgação venho também eu aqui deixar minhas contribuições.

Bom..é a segunda vez que escrevo esse texto, pois na primeira vez perdi tudo; por isso pesso desculpas ao fato de ele estar um pouco mal escrito e enrolado, pois acabou sendo um texto pensado (e naõ como o primeiro em que escrevia o que sentia e aparecia em minha mente). Mas as idéias são basicamente as mesmas!

Como alguns de vocês sabem, eu sou uma pessoa semi-vegetariana (kk), me alimento de derivados do leite, de ovo e muito raramente consumo algum tipo de carne (uma vez a cada dois meses aproximadamente).
Devido à minha opção, nos últimos dois ou três anos não tenho mais me alimentado no RU, pois sabemos que ele não oferece uma nutrição sadia, muito menos aos vegetarianos. Porém, um pouco antes de eu vir pra cá o RU deu uma mudada, o acréscimo da lentilha no cardápio permitiu uma melhora na disponibilidade de proteína vegetal para aqueles que evitam a carne, mas de qualquer forma ainda não suficiente.
Aqui na França me alimento no Rest-U todos os dias no almoço e no jantar, o cardápio é muito variado e com certeza mais que suficiente para qualquer vegetariano. Podemos escolher dois pratinhos de salada (e cada pratinho tem mais de um tipo de alimento) e dois outros pratos (normalmente legumes, carboidratos ou grãos).

Onde quero chegar é que não é possível fazermos uma Segunda-feira sem carne se não pensarmos a priori na proposta do novo cardápio, e para isso penso que uma aproximação com o CA da Nutrição seria bem proveitosa. Infelizmente atualmente não conheço ninguém do CA da nutrição; me lembro de uma época em que eles ou o CA da medicina andavam bem articulados, falando de bioconstrução e tudo mais..ou seja, vale a pena tentar.
Com o apoio da nutrição, nossa iniciativa deixaria de ser vista aos olhos leigos como uma ação "irresponsável de ecochatos" e passaria a ser uma proposta de melhora da nutrição, da saúde integral dos UFSCanos.

Ainda na visão da saúde integral, proponho oferecermos outras atividades para complementar o projeto, tais como alongamentos no período matutino ou seções de relaxamento após almoço. É capaz que a essas atividades apareçam apenas os mais alternativos, mas estaríamos (n)os reunindo num momento informal, bem mais propício pro nascimento de novas idéias e iniciativas.

Outro aspecto que gostaria de salientar é a importância do papel dos mediadores na resolução de conflitos, na mudança de valores. Não vejo como favorável a nós, GEABio, que vistamos uma camisa, por melhor que ela se ajuste ao nosso corpo, se ela poderá afastar aqueles que queremos aproximar. Afinal, acredito eu que queremos aproximar aqueles que ainda não tem a consciência da importância da redução do consumo de carne não? Pois se aproximarmos apenas os já conscientes, qual a mudança de valores que estaremos promovendo?

Assim, penso que devemos nos precaver bastante ao buscarmos nossos potenciais parceiros. A palavra parceria leva consigo (talvez inconscientemente) a interpretação de grupos que compartilham as mesmas idéias, e como mediadores, não seria interessante ao GEABio apresentar-se de alguma forma radical.
Quanto a apoiadores, acredito que devemos buscar ao máximo, pois seja lá qual a idéia que uma pessoa ou instituição carregue, ela poderá contribuir de alguma forma.

Temos que nos atentar também à importância do Sagrado ao lidar com as pessoas. Agora que tenho um lido um pouco mais de Armstrong (que recomendo a todos) e de Capra consigo compreender porque professor Daniel fala tanto da importância do Sagrado (nas aulas de Fundamentos em Educação Ambiental).

Sabemos que não é possível impor mudança de valores; esses valores foram formados ao decorrer de muitos anos por conseqüência da cultura em que as pessoas estão inseridas, e constituem parte do seu Sagrado, daquilo que acreditam.
Dessa forma, o que buscamos é apresentar às pessoas esses novos valores , na busca que elas os compartilhem conosco, que sintam que esses novos valores são pertinentes a elas, e por isso adotem hábitos condizentes a eles (os valores).
Quando digo isso penso muito naquele fractalzinho do fundamento cognitivo de EA, no qual uma emoção pode despertar um sentimento e levar a uma racionalização. Penso que é nisso que devemos trabalhar, em despertar em cada um uma racionalização de que a diminuição do consumo de carne será um benefício a todos.
É importante pensarmos em fatos que possam tocar diferentes corações; sabemos que nem todos estão preocupados com os animais, ou com a Mãe Gaia, às vezes só preocupados com sua própria saúde, e até nesse aspecto sabemos que é melhor diminuir o consumo da carne!

Tentando não me prolongar muito mais..

Acredito que todos os vegetarianos já foram postos de frente àquela perguntinha básica: “mas por que você é vegetariana?”.
Confesso que essa pergunta me incomoda muito, pois como explicar em poucas linhas uma complexidade de aspectos que convergem a essa ação? Afinal, normalmente a pessoa que pergunta não te oferece mais que um ou dois minutos de atenção para que você a responda.
Já que essa é uma pergunta que todos fazem, acredito que uma boa idéia seria usá-la para chamar atenção dessas pessoas; uma mesa redonda com aqueles que defendem ou não o consumo da carne, ou que defendem ou não a diminuição do consumo de carne (apesar que acho difícil alguém que, baseado em idéias concretas, não defenda a diminuição do consumo)

Bom..encaro a proposta como um desafio dos bem difíceis, mas que nos propiciará uma satisfação sem igual assim que o conquistarmos.

Por enquanto é isso..boa sorte pra todos!

Beijos e abraços de Felicia, de Felicia com muuuita saudade!
Nay

nay

Mensagens : 6
Data de inscrição : 11/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Segunda sem carne no RU! Empty Re: Segunda sem carne no RU!

Mensagem  -Daniel- Dom 22 Nov 2009, 11:27

Nayy!! Opa lá!
Achei bacana demais seus toques, e sei que certamente iremos encarar um desafio dos grandes. Penso que a grande problemática que deveremos seguir como norte é como buscar com que aquele que é alheio a isso se sensibilize, desperte e racionalize, que essas pessoas tentem enxergar significado/sentido no que está sendo mostrado. Isso sem se simplificar numa imposição forçada de uma visão de mundo sobre outra.
Continuemos todos a discussão
Abraços
-Daniel-
-Daniel-

Mensagens : 13
Data de inscrição : 04/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Segunda sem carne no RU! Empty Re: Segunda sem carne no RU!

Mensagem  Mick Sex 27 Nov 2009, 18:00

É raça...

Essa sem dúvida será uma luta dura....

E antes de mais nada devemos ter claro que o objetivo não é um dia sem carne no RU....

Um dia sem carne no RU seria uma grande vitória....

Algo carregado de simbolismo....

Mas não é suficiente....

Então, como está claro para todos, devemos pensar em um projeto de educação...

Devemos pensar em cartazes.....

Devemos pensar em pessoas fantasiadas de vacas, porcos e frangos andando pelo RU com placas....

Devemos pensar em panfletagem...

Devemos pensar em alternativas no cardápio...

Aí sim podemos pensar em um dia sem carne...

Se um dia sem carne caisse do céu para a comunidade universitária ele seria vazio, séria o alvo de críticas e não daria certo.

Bora discutir
Mick
Mick
Admin

Mensagens : 59
Data de inscrição : 02/10/2009
Idade : 34
Localização : Florianópolis

https://geabio.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Segunda sem carne no RU! Empty Re: Segunda sem carne no RU!

Mensagem  nay Sex 27 Nov 2009, 18:42

Então..é dificil isso né?!?! Acho que um bom caminho é o de buscar aliados para que cada um deles possa fazer um pequeno movimento ao seu redor...por isso acho massa o lance da parceria com outros grupos da UFSC, como a nutrição. Assim, não é alguem lá de fora do grupo falando, a intenção é que o movimento comece de dentro pra fora em cada grupo, e depois se alastrem tanto que o movimento entre os grupos se encontrem, se juntem, criem forças...

E não dá pra se limitar à Bio, Geo, Oceano, Agrono, Ambiental..tem que ir pras outras engenharias, tem que ir pro CCS, CCJ..

Fico com a imagem de uma gotinha de chuva pingando numa grande vasilha de agua, a energia das suas ondas se propagam, mas as ondas vão diminuindo, perdendo a energia qto mais longe forem. Mas se várias pequenas gotinhas caem num intervalo de tempo proximo, elas são capazes de causar uma boa turbulencia na agua. Porém....elas tem que se encontrar em sinergia (lembra da física? crista com crista?) para que se somem e jamais se anulem. (por que eu sempre viajo na maionese né?!!? mas essa imagem me veio forte à cabeça agora).

Mas...com esses meninos maravilhosos agora no DCE, vão fortalecer vinculos com outros cursos, e podemos começar um movimentozinho "semi-separado" (porque na essencia é o mesmo) em cada centro, pra que depois eles se encontrem e ganhem força. É até mais facil pra nós, que somos poucos e sempre sobrecarregados demais pra prever algo que desde o principio englobe ao memso tempo toda a UFSC.

Pensei no Akilesh (Alexandre) do NEAmb agora..acho que ele daria uma boa força pra isso!
Pô Mick, panfletagem não né!?!?!?
Bjos
Nay

nay

Mensagens : 6
Data de inscrição : 11/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Segunda sem carne no RU! Empty Panfletagem sim! Ora bolas

Mensagem  Mick Sex 27 Nov 2009, 19:18

Ei....

Então sugiro contato com todos os CA's ta UFSC... além de outras entidades possívelmente apoiadoras...

Como as já sujeridas, além do DCE... professores apoiadores e td mais....

Vamos organizar um movimento de massa na UFSC....

Podemos começar escrevendo uma carta convocatória para o movimento... (viva o google docs)

Um projeto... (viva o google docs ²)

Criando um blog para ele....

E sobre a panfletagem...

É um bom meio de atingir um grande número de estudantes...

Já discutimos isso e pensamos em panfletos retornáveis... não descartáveis...

A pessoa pega... Lê na fila do RU.... e devolve na catraca....

beijos
Mick
Mick
Admin

Mensagens : 59
Data de inscrição : 02/10/2009
Idade : 34
Localização : Florianópolis

https://geabio.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Segunda sem carne no RU! Empty Re: Segunda sem carne no RU!

Mensagem  -Daniel- Sex 27 Nov 2009, 20:47

Caras, muitos idéias massa surgindo! A criação de um blog do movimento daria um grande alcance ao mesmo, com idéias, informações e os porquês da iniciativa. Esse lance de sinergia e buscar estratégia para com que o tema se debata com participação de todos elementos ufsquianos é também uma ótima.

Enquanto a panfletagem, uma estratégia que eu adotei em um Bio na Escola e outro na Rua em que houve a distribuição de folders sobre pegada ecológica, foi a de sugerir com que a própria pessoa passe o papel adiante, se houvesse ocorrido alguma sensibilidade com a mensagem. Buscávamos ter primeiro um diálogo bom com cada pessoa e suas opiniões (fizemos tbm um questionário que calculava quantos planetas seriam precisos se todos tivessem um hábito de vida como o dela), e não sair distribuindo folders a torto e a direito. Penso que tendo um bom diálogo com uma só pessoa tem um efeito muito mais potencializador que uma dezena de pessoas com folders desimportantes para elas.

Refletindo em como poderíamos invocar a arte com tudo isso (maneira à la DCE).....
com teatro, música, pinturas, cartazes, manifestações, muchas idéias
-Daniel-
-Daniel-

Mensagens : 13
Data de inscrição : 04/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Segunda sem carne no RU! Empty Re: Segunda sem carne no RU!

Mensagem  nay Sáb 28 Nov 2009, 05:52

Ok ok...se for assim então, eu até apoio a panfletagem...mas que não seja pra gente sair do ru e olhar aqueles trecos redondos que todos usam de lixo estando cheio dos nossos papeizinhos! E se for assim, sugiro panfletos informativos definitivos...ou seja...a gente faz uns 30, emplastifica, e poderemos usa-lo para qualquer ocasião que trate o assunto. É uma idéia tb..mas achei tb legal a de vcs 2, pois economiza panfleto.
Bom...bjos pro ces, bom dia, que eu vou na feira! (aqui não é de domingo, domingo não é dia dce feira! kk)
Ahhhhhh...e bota arte nisso hein Dani! Gostei do "a maneira à DCE", digamos que arte e DCE nem sempre estiveram unidos!

nay

Mensagens : 6
Data de inscrição : 11/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Segunda sem carne no RU! Empty Re: Segunda sem carne no RU!

Mensagem  Mick Qua 02 Dez 2009, 21:42

Alguém quer criar o projeto no google docs??

Vamos começar a criar modelos de panfletos...

Gostei da idéia de pastificar....
Mick
Mick
Admin

Mensagens : 59
Data de inscrição : 02/10/2009
Idade : 34
Localização : Florianópolis

https://geabio.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Segunda sem carne no RU! Empty Re: Segunda sem carne no RU!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos