GEABio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Morador do DF poderá se deslocar de bicicleta - Essa é para o André

3 participantes

Ir para baixo

Morador do DF poderá se deslocar de bicicleta - Essa é para o André Empty Morador do DF poderá se deslocar de bicicleta - Essa é para o André

Mensagem  Mick Qua 07 Out 2009, 17:53

Até que dessa vez os Goianos do quadradinho acertaram....


Morador do DF poderá se deslocar de bicicleta
(23/09/2009 - 10:16)

Um novo meio de transporte, ágil e livre de poluentes, deverá ser disponibilizado à população do DF ainda este ano. Assim como acontece nas cidades do Rio de Janeiro e Recife, será possível trocar o carro ou o ônibus por bicicleta. Na tarde de hoje (22), a Comissão de Licitação da Secretaria de Transportes recebeu proposta de habilitação técnica e de preço para a outorga de concessão de 50 estações de locação de bicicletas.

Apenas a licitante SERTTEL LTDA participou da Concorrência Nº 001/2009. A empresa foi considerada habilitada no quesito técnico. A proposta de preço deverá ser aberta em oito dias. Se o valor ofertado for igual ou superior ao mínimo estipulado em edital para a outorga, que é de R$ 636.544,80, a empresa será considerada vencedora. O contrato deverá ser assinado em meados de outubro.

“Pelo edital, a empresa vencedora terá prazo mínimo de três meses para começar a operar, mas vamos tentar agilizar o processo para que as regiões mais congestionadas tenham o serviço ainda este ano”, afirma o Secretário de Transportes, Alberto Fraga.

Após a assinatura do contrato, pelo cronograma estabelecido, a região Central de Brasília será a primeira a ser contemplada, com 11 estações. O prazo para implantação é de três meses. Em seguida, será a vez da Asa Sul. Num prazo de até seis meses serão instaladas 12 estações. O Parque da Cidade, a Asa Norte e Águas Claras vão receber 10 bicicletários num período de nove meses. Taguatinga e Ceilândia receberão seis cada. O prazo total para implantação do projeto é de 15 meses. (Confira a tabela anexa)

REGIÃO PRAZO Nº de Estações
Central 3 (três) meses 11
Asa Sul 6 (seis) meses 12
Parque da Cidade, 9 (nove) meses 10
Asa Norte
e Águas Claras
Estações Móveis 12 (doze) meses 05
Taguatinga 15 (quinze) meses 06
Ceilândia 15 (quinze) meses 06


Por um período de cinco anos, prorrogável por mais cinco anos, a empresa vencedora será responsável pela instalação, operação e manutenção das estações. A outorga incluiu ainda a exploração publicitária padronizada nas estações, bicicletas e demais serviços correlatos, remunerável através da locação das bicicletas e da receita adicional de publicidade.

Nos últimos dois anos, o GDF inaugurou 44 km de ciclovias nas cidades de Samambaia (7.5km), Itapoã (6.5km), Jardim Botânico/São Sebastião (12km), Varjão/Paranoá (12km) e DF 001/Barragem Paranoá (2km). As próximas obras em execução são as ciclofaixas, ou sinalização no acostamento, no Lago Sul (69 km) e Lago Norte (19 km), e as ciclovias na DF 079 (8 km), DF 459 (2,6 km), DF 150 (13km) e EPTG (19km). Outros 80 km estão em fase de projeto. A expectativa é de que até o final de 2010 sejam concluídos 300 km de ciclovias.

Fonte: http://www.st.df.gov.br/
Link do Edital : http://www.st.df.gov.br/sites/100/167/00001410.pdf
Mick
Mick
Admin

Mensagens : 59
Data de inscrição : 02/10/2009
Idade : 34
Localização : Florianópolis

https://geabio.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Morador do DF poderá se deslocar de bicicleta - Essa é para o André Empty alternativas

Mensagem  André Sex 09 Out 2009, 19:09

Detalhe que nem em Bsb eu moro mais..

mas é isso, aí, o ponto são as alternativas de transporte, e de tudo mais.

Ora, e cadê as ciclovias de Floripa? Tá que tem as da beira mar e um tanto no centro, e que tem muito lugar que nem cabe carro imagina, bike..
André
André

Mensagens : 4
Data de inscrição : 03/10/2009
Localização : por aí

Ir para o topo Ir para baixo

Morador do DF poderá se deslocar de bicicleta - Essa é para o André Empty Re: Morador do DF poderá se deslocar de bicicleta - Essa é para o André

Mensagem  Diogo Sáb 10 Out 2009, 02:27

Quando eu fui pra Brasília fiquei impressionado com o fato de a cidade não ser nem um pouco planejada para quem não tem ou não quer usar o carro como meio de transporte. O André pode dar a opinião dele de quem já morou lá. Só passei uma semana, mas achei o transporte público bem ruim, meio largado e as faixas de pedestre muitas vezes não existiam. Isso deve ser consequência da tendência da época em que Brasilia foi construída, com as grandes indústrias de carros produzindo a todo vapor, resultando naquelas pistas enormes que tem na cidade. Com esse projeto das bicicletas a situação pode melhorar bastante eu acho, ainda mais se eles conseguirem integrar a bicicleta com o metrô e os ônibus. Algo que aqui em floripa já deveria estar em pleno funcionamento, com as estações de bicicleta integradas com os terminais de ônibus.
Diogo
Diogo

Mensagens : 7
Data de inscrição : 05/10/2009
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

Morador do DF poderá se deslocar de bicicleta - Essa é para o André Empty Re: Morador do DF poderá se deslocar de bicicleta - Essa é para o André

Mensagem  André Sáb 10 Out 2009, 12:50

Pois é, acho que é bem reflexo daquela época isso mesmo. Temos que lembrar que JK foi o presidente que mais apoiou a indústria automotiva.

De qualquer modo, o transporte público em Brasília hoje dá de 10 no daqui, fácil, e olha que nem é tão bom (o daqui que é ruim demais mesmo). E quanto as faixas, acho que uns 10 anos atrás foi feita uma campanha de conscientização para que os motiristas parassem nas faixas de pdestres, o que deu resultado, tanto que é a única cidade que eu conheço onde os carros param nas faixas para os pedestres (onde não há semáforo, só a faixa). Por isso as faixas são bem cuidadas e possuem iluminação e sinalização próprias.

Mas claro que há muita a melhorar, principalmente quanto as alternativas, então há de se ficar de olho pra ver se essas estações de bike e ciclovias vão mesmo ser implementadas.
André
André

Mensagens : 4
Data de inscrição : 03/10/2009
Localização : por aí

Ir para o topo Ir para baixo

Morador do DF poderá se deslocar de bicicleta - Essa é para o André Empty Re: Morador do DF poderá se deslocar de bicicleta - Essa é para o André

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos